(18) 3279-1937 | (18) 9 9736-4630

Com um currículo desafiador, professores excelentes e um ambiente que incentiva a criatividade e a liderança, nós capacitamos nossos alunos a enfrentarem os desafios do futuro com confiança. No Colégio Arte Livre, o Ensino Médio é mais do que uma etapa final – é o começo de uma nova aventura, onde o conhecimento, a ética e o compromisso se unem para criar líderes preparados para transformar o mundo.

Proposta Pedagógica

O Ensino Médio, cuja finalidade é o prosseguimento dos estudos através da consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, preparando para o trabalho e cidadania para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores. O Colégio Arte Livre oferece o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Assistência Pedagógica

A direção e coordenação do Colégio Arte Livre estão disponíveis para atender pais ou responsáveis, prontamente, sempre que necessário.

GRADE CURRICULAR:
AULAS: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química, Sociologia e Informática. CONTRA TURNO: Plantão de dúvidas

Avaliações

As avaliações são feitas semanalmente no decorrer dos 4 (quatro) bimestres constando das seguintes provas:

– Prova Específica (PE);
– Prova Geral Avançada (PGA);
– Prova Geral Básica (PGB).

Prova Específica (PE) – avalia conhecimentos de cada uma das disciplinas: Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia. Cada prova contém dois tipos de questões: de múltipla escolha e analítico-expositivas.

Prova Geral Avançada (PGA) – avalia conhecimentos específicos das disciplinas. Consta de 80 questões de múltipla escolha (10 para cada disciplina: Matemática, Física, Química, Biologia, Português, História, Geografia e Inglês).

Prova Geral Básica (PGB) – sob a forma e a denominação de Temas Interdisciplinares, avalia as competências e habilidades referentes aos conteúdos acadêmicos próprios do Ensino Médio. São 180 questões de múltipla escolha, divididas em 4 áreas de conhecimento, como segue:

1. 45 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura e Língua Estrangeira Moderna – Inglês) e 45 questões de Ciências Humanas (Geografia, História e Arte).

2. 45 questões de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e 45 questões de Matemática.

Avaliações

A partir de 2021, o Sistema Objetivo adotará o Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017), que consistirá:

- Ampliação da carga horária - 3.000 horas até março de 2022
- Flexibilização do currículo
- Formação geral básica: 1,8 mil horas (60% da carga horária)
- Itinerário formativos: 1,2 mil horas (40¢ da carga horária)

Formação geral básica – Disciplinas tradicionais: área de conhecimento:

- Matemática e suas tecnologias;
- Linguagem e suas tecnologias – Português e Literatura, Inglês e outra línguas estrangeiras, Arte, Educação Física e Tecnologia da Comunicação e Informação;
- Ciências da natureza e suas tecnologias – Química, Física e Biologia;
- Ciências humanas e sociais aplicadas – História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS – DOIS EIXOS

Domínio das ciências da natureza:

- Projeto de Vida
- Linguagens, leituras e produção/Oficina lúdica de gênero discursivos (Português)
- Educação Financeira (Matemática)
- Tecnologias e Mídias Digitais/Laboratório de Biologia e Química
- Saúde Humana: virologia e bacteriologia (Biologia) / Matéria e suas transformações (Química)
- Física do cosmo (Física)

Domínio das ciências humanas:

- Projeto de Vida
- Educação Financeira (Matemática)
- Tecnologias e Mídias Digitais/ Oficina de Artev - Investigações no tempo (História)